Semana da Língua Alemã promove trabalho interdisciplinar de Química, Arte e Alemão
Durante a Semana da Língua Alemã, os alunos do Ensino Médio participaram de uma atividade criativa que uniu três áreas do conhecimento: Química, Alemão e Arte. Com orientação do professor Tiago Wacheski, da disciplina de Química, os estudantes confeccionaram uma tabela periódica inteiramente em alemão, promovendo o aprendizado de forma prática, colaborativa e interdisciplinar.
Inspirados na tabela periódica disponível no site Tabela Periódica.org, cada aluno ficou responsável por representar um elemento químico. A tarefa consistia em desenhar e pintar o símbolo do elemento em uma folha A4, além de escrever, também em alemão, uma aplicação prática desse elemento. O resultado foi uma tabela colorida, informativa e bilíngue, que agora decora os corredores da escola, despertando a curiosidade de outros estudantes.
A proposta teve como objetivo não apenas reforçar os conhecimentos em relação à tabela periódica, mas também ampliar o vocabulário em alemão e explorar as possibilidades expressivas das artes visuais. A atividade, ainda, reforçou o espírito de cooperação entre os colegas e valorizou a integração entre diferentes áreas do saber.
Esse projeto interdisciplinar é um exemplo de como a educação pode ser dinâmica, criativa e conectada com a realidade e interesses dos estudantes, incentivando-os a pensar de forma crítica e integrada.