Aprender também é explorar: saídas de estudos conectam nossos estudantes à história, à cultura e à natureza do Paraná
Aprender também é explorar: saídas de estudos conectam nossos estudantes à história, à cultura e à natureza do Paraná
No segundo semestre, estudantes do Ensino Fundamental 2 participaram de experiências que transformaram diferentes espaços do Paraná em verdadeiros ambientes de aprendizagem.
Aprender também é observar, experimentar, fazer perguntas e vivenciar novas experiências. Com esse propósito, o Colégio Martinus promoveu, ao longo do segundo semestre, diferentes saídas de estudos, aproximando os conteúdos trabalhados no currículo à realidade e proporcionando aos estudantes vivências práticas de aprendizagem.
Cada roteiro foi pensado para ampliar o olhar dos estudantes e estabelecer conexões entre diferentes áreas do conhecimento.
- 6º ano – Morretes e Antonina
Os estudantes do 6º ano conheceram o litoral paranaense em uma experiência que reuniu história, cultura e natureza. O roteiro passou pela Serra do Mar, pelo Caminho dos Jesuítas e pelos centros históricos de Morretes e Antonina, permitindo observar características do relevo, da paisagem e do patrimônio histórico do Paraná.
O contato com a natureza e com os espaços históricos tornou possível perceber, na prática, muitos dos conteúdos estudados ao longo do ano.
- 7º ano – Gruta dos Jesuítas
Para o 7º ano, a aprendizagem aconteceu também debaixo da terra! No Parque Estadual de Campinhos, em Tunas do Paraná, os estudantes visitaram a Gruta dos Jesuítas, conhecendo de perto suas galerias e formações como estalactites, estalagmites, colunas e cortinas.
A experiência foi complementada por trilhas interpretativas pela Mata das Araucárias, aproximando os estudantes dos processos geológicos e das características da biodiversidade paranaense.
- 8º ano – Lapa
O 8º ano embarcou em uma viagem pela história do Paraná. Na cidade da Lapa, os estudantes conheceram o Centro Histórico e importantes espaços de memória, como o Museu de Armas, Museu do Tropeiro, Igreja Matriz de Santo Antônio, Casa Lacerda e o Panteon dos Heróis.
A visita possibilitou compreender melhor acontecimentos e processos que marcaram a formação histórica e cultural do Estado, além de valorizar a preservação do patrimônio.
- 9º ano – Memória, cultura e reflexão
Os estudantes do 9º ano participaram de uma visita cultural ao Museu do Holocausto e ao Memorial Ucraniano, em Curitiba.
No Museu do Holocausto, tiveram contato com histórias de vítimas e sobreviventes e foram convidados a refletir sobre temas como intolerância, ódio, discriminação, racismo e respeito à dignidade humana. No Memorial Ucraniano, conheceram aspectos da história e da cultura dos imigrantes ucranianos e seu legado no Brasil.
Aprendizagens a partir de vivências conectadas ao cotidiano
As saídas de estudos do segundo semestre evidenciaram que o conhecimento pode ganhar novos significados quando os estudantes têm a oportunidade de vivenciar aquilo que aprendem.
Nas trilhas, nas cavernas, nos museus, nas cidades históricas e nos espaços de memória, os estudantes observaram, questionaram, descobriram e compartilharam experiências. E, assim, ampliaram seus conhecimentos, fortaleceram vínculos e levaram consigo novas histórias para contar.